14/10/2024 / Tecnologia
No
mundo empresarial acompanhar as tendencias tecnológicas e sempre um grande
desafio, até porque há um custo elevadíssimo, porém a maior preocupação das
empresas e manter o negócio que é sustentado por ativos tecnológicos para que
esteja disponível e acessível aos seus clientes.
Nos
cenários atuais vivenciados demonstram os sérios impactos aos negócios, gerando
indisponibilidade seja parcial ou total, colocando em riscos as operações de negócios e
por consequência trazendo grandes prejuízos financeiros e até mesmo insolvência
para algumas empresa. Desta forma obrigam-se
a investir fortemente em recursos para tentar manter a sobrevivência
operacional dos negócios.
Grandes
empresas investiram em infraestrutura tecnológica construindo seus próprios
data centers, porém manter um ambiente deste porte custa muito caro. Muitas
dessas empresa estão migrando para plataformas Cloud, após um estudo de custo e
benefício, tais como:
Não
vou me aprofundar na questão Plataformas Cloud, o que trago aqui e um estudo
comparativo sobre Plano de Continuidade de Negócios vs. Migração para
Plataformas Cloud, este estudo se deu devido algumas empresas questionaram se
com a migração para a plataforma cloud , se ainda seria necessário ter um PCN,
devido aos diversos recursos tecnológicos e tempos de respostas mais rápido em
caso de alta disponibilidade, replicação de dados e real time, destacando como
cada abordagem contribui para a resiliência e a operação contínua das empresas.
Porém
antes de responder a esta questão e preciso explicar o que é um PCN – Plano de
Continuidade de Negócios:
1)
Avaliação
de Risco: Identificação e análise de ameaças potenciais e seus impactos.
2)
BIA - Análise de Impacto no Negócio / Business
Impact Analysis: Descreve os impactos que a instituição pode sofrer devido
à interrupção de um ou mais processos de negócio.
3)
Estratégia
de Continuidade de Negócio: Refere-se a um conjunto de procedimentos e planos
desenvolvidos e definidos por uma organização para garantir que ela possa
continuar operando e entregando seus produtos ou serviços mesmo diante de
eventos adversos ou desastres. Cujo objetivo principal é minimizar os impactos
negativos em caso de interrupções significativas aos negócios, tais: como
desastres naturais, falhas técnicas, ciberataques, crises econômicas etc.
4)
PCO
- Plano de Continuidade Operacional: Tem por objetivo a definição das
estratégias na continuidade das operações de negócios, frente a situações
inesperadas do fator surpresa.
5)
PRD
ou DRP - Plano de Recuperação de Desastres / Disaster Recovery Plan: tem
o objetivo de orientar e suportar as atividades de entrada e operação da área
de TI e sua infraestrutura tecnológica em contingência.
6)
PGC – Plano de Gestão de Crises:
Definir uma estrutura de gestão de crises para a tomada de decisão clara
e funcional, frente a situações que possam ocasionar o acionamento de
continuidade onde a Empresa possa prontamente, de maneira organizada e eficaz,
em qualquer evento que possa prejudicar seus negócios ou stakeholders,
bem como estabelecer regras para a identificação, avaliação, monitoração e
gerenciamento de Crises.
7)
Treinamentos
– Conscientização, Abordagem das atividades de PCN e Testes.
8)
Planos
de Testes – Planejamentos, Relatórios de Avaliação de Teste Evidencias de
Testes.
9)
Manutenção
e Revisão dos Planos.
10)
Política
de GCN - Diretrizes da GCN e Papeis e
Responsabilidades.
11)
Auditoria
de GCN.
Migração para
Plataforma Cloud
A
migração para plataformas cloud envolve a transferência de dados, aplicativos e
outros recursos de TI para ambientes baseados em nuvem. As principais vantagens
da nuvem incluem:
1)
Escalabilidade
- Recursos podem ser ajustados conforme a demanda.
2)
Custo-Efetividade
- Redução de investimentos em hardware e manutenção.
3)
Acesso
Global - Recursos acessíveis de qualquer lugar com conexão à internet.
4)
Inovação
e Flexibilidade - Acesso a novas tecnologias e serviços com facilidade.
Integração entre PCN e
Plataforma Cloud
A
migração para a nuvem contribui significativamente o PCN de uma organização uma
vez que os recursos tecnológicos que suportam os processos críticos de
negócios, e este estarão em uma plataforma com alta disponibilidade,
redundância e replicação de dados em tempo real, porém para tanto esses
serviços depende muito de contratação por parte da empresa contratante, e que
deve estabelecer em contratos juntamente com SLAs - Acordo de Nível de Serviço,
como garantia estabelecida do que está sendo contratado e entregue.
Na
visão de continuidade de negócios, e observado com bons olhos o tempo de
resposta, o qual e denominado de RPO - Recovery Point Objective, que é a
perda de dados máxima tolerável para uma aplicação em caso de indisponibilidade,
causada por eventos decorrentes de uma ameaça de invasão, falhas de manutenção
ou falhas de atualizações. Quanto menor o tempo de resposta para a recuperação,
mais rápido o retorno dos processamentos de dados viabilizando e agilizando nas
operações de negócios.
Abaixo
um detalhamento da vantagem e desafios na Migração para Plataforma Cloud
1)
Redução
de Riscos e Recuperação
Benefícios:
Desafios:
2)
Escalabilidade
e Flexibilidade
Benefícios:
Desafios:
3)
Custo
e Investimento
Benefícios:
Desafios:
Considerações Finais
A
integração de plataformas cloud no Plano de Continuidade de Negócios pode
proporcionar vantagens significativas, como maior flexibilidade, escalabilidade
e custo-efetividade. Devido os recursos tecnológicos suportarem os processos
críticos de negócios, no entanto, é essencial que as empresas avaliem
cuidadosamente as implicações de segurança, conformidade, dependência do
provedor e o que está sendo contratado inserindo acordo de SLAs.
Uma
abordagem equilibrada e bem planejada pode maximizar os benefícios em nuvem
enquanto mantém a robustez e a eficácia do PCN.
Para
garantir uma integração bem-sucedida, as organizações devem revisar
regularmente seus planos de continuidade (BIAs e Planos) e adaptar suas
estratégias conforme necessário, aproveitando as tecnologias emergentes e as
melhores práticas no gerenciamento de nuvem.
Em
resumo a Continuidade de Negócios e uma visão holística e abrangente para as
estruturas de negócios, que objetiva a continuidade de negócios frente a
situações de eventos inesperados, causando indisponibilidade as operações de
negócios, a continuidade de negócios atende a diversas regulamentações de
reguladores. A GCN visa o antes, durante
e depois de qualquer evento que possa levar a uma crise, seja significativo ou
não o que requer monitoramento, acompanhamento, análise e resposta, enquanto a
migração para Plataforma Cloud, esta mais focada para os recursos tecnológicos
que suportam os processos de negócios, nesse ponto a Tecnologia e um dos
pilares (Negócios, Tecnologia e Pessoas) da Continuidade de Negócios, ou seja, os
recursos tecnológicos estão contidos no PCN, os quais passam pela analise do
BIA - Análise de Impacto no Negócio/ Business Impact Analysis.
Assim
sendo as Empresas que querem migrar para plataforma Cloud ou já migraram devem manter
seu PCN – Plano de Continuidade de Negócios ajustado aos recursos inseridos em
plataformas Cloud, para que se tenha
excelência operacional nas operações de negócios, garantindo resiliência
Organizacional frente aos eventos inesperados do fator surpresa.
26/09/2023
A primeira parte deste guia foi criado com o objetivo de ajudar pais e filhos a navegar pelo vasto...