
Curiosidades de una prueba de invasión ética – Pentest.
Por Rafael Campos*
Os testes de intrusão (Pentest) são utilizados para garantir que as informações de uma determinada empresa estejam seguras e compatíveis com as normas e os padrões de segurança das organizações.
Conhecido como teste de penetração (ou “pentest” em sua abreviação), ele é um processo de mapeamento de segurança, no qual o “testador”, um profissional qualificado e certificado, explora recursos de verificação de vulnerabilidades de segurança em produtos, serviços em ambientes corporativos.
Documentar as falhas destes ambientes é importante para que as equipes de desenvolvimento e infraestrutura das empresas possam corrigi-los, tornando o processo de correções um ciclo contínuo.
Hoje, diversas organizações acreditam que realizar testes de segurança poderiam expor falhas de desenvolvimento e deficiência em áreas de TI. Mas, o objetivo do teste é tornar a empresa mais segura contra invasões.
POR QUE SUA EMPRESA DEVE REALIZAR TESTES DE SEGURANÇA?
Caso a sua empresa nunca tenha realizado testes de segurança, há vários motivos para se preocupar. O mais importante deles é evitar que hackers invadam ambientes, roubem informações estratégicas e confidenciais, prevenir um vazamento de dados e, na atualidade, tomar medidas para evitar o ataque de Ransonware (sequestro de informações).
Abordar os pontos fracos de um ecossistema manterá sua rede funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, além de evitar possíveis inatividades e perda de dinheiro.
O teste de intrusão pode ajudá-lo a atender aos padrões e requisitos de conformidade de segurança da sua organização. A realização de testes periódicos de segurança pode envolver os seus clientes e o público em geral, dependendo da estratégia adotada.
Com estes testes, sua empresa se preparará para manter as informações protegidas contra uma extração de dados.
OS BENEFÍCIOS DO TESTE DE PENETRAÇÃO
REDUZA A SUPERFÍCIE DE ATAQUE
Identifique as vulnerabilidades no seu ambiente de TI, assim haverá a redução da superfície de ataque contra ameaças mais avançadas. Por exemplo, ao invés de usar diferentes navegadores de internet, padronizar para um ou dois.
GANHE VISIBILIDADE DAS LACUNAS DE SEGURANÇA
Exponha os pontos cegos e dê as lacunas de segurança que poderiam ser perdidas por suas equipes de TI internas. Pode faltar experiência ou familiaridade com as ameaças mais recentes.
TESTE A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS DE SEGURANÇA
Teste os investimentos que você fez em suas ferramentas e tecnologia de segurança cibernética para determinar se existem vulnerabilidades ou lacunas que podem impedir um ataque sofisticado à sua organização.
PRIORIZE ORÇAMENTOS DE SEGURANÇA
Priorize seus orçamentos de segurança e determine onde eles são mais necessários, economize dinheiro a longo prazo, evite gastos desnecessários em cenários de segurança mais amplos.
(*) Rafael Campos é especialista em Segurança Cibernética na AuditSafe.