
Empatia em tempos de crise
Recentemente concluí um curso sobre Inteligência Emocional que focava no comportamento e reações neste período de crise em função do coronavírus. Sem dúvida, é um momento com muitos desafios e obstáculos a serem superados por todos nós.
Neste curso foram apresentados os 4 pilares da Inteligência Emocional: autoconhecimento, autogestão, empatia e gestão de relacionamento. Por hora, vou destacar a empatia, que é a habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa (dicionário Michaelis). Em um primeiro momento pode até parecer fácil, mas o repertório de vida de cada um de nós pode criar uma barreira de comunicação e entendimento do outro. Afinal, somos um conjunto de crenças, valores e experiências que colecionamos durante a vida. Então, como podemos ser mais empáticos neste momento? Sem a intenção de esgotar o assunto ou ignorar outras possibilidades, apresento aqui um pouco do que aprendi:
- Aprimorando a “escuta”, ou seja, dedicando mais tempo em ouvir as pessoas que estão ao nosso redor ou que nos procuram, muitas vezes carentes de atenção.
- Demonstrando real interesse pelo problema do outro e não criando uma competição de problemas, pois assim você pode desqualificar o problema apresentado.
- Demonstrando carinho e afeto pelo outro, sem transmitir um sentimento de “pena”, a pessoa pode se sentir incomodada.
- Deixando a pessoa falar até concluir o assunto, sem interrupções ou já querendo encerrar a conversa.
Outro ponto que quero destacar é a necessidade de sermos mais cuidadosos conosco, respeitando nossos limites e entendendo que não é momento para autocríticas que possam afetar o nosso emocional. Precisamos estar bem para apoiar o outro.
Compreendo que estamos em adaptação em um mundo “girando” sem bússola, mas acredito que precisamos dar um norte para as nossas ações pessoais e profissionais, sejam com rotinas estabelecidas, diálogos e trocas constantes com a equipe de trabalho (mesmo de forma remota) e outros recursos que possam trazer acolhimento. Com isso, é possível obter mais qualidade para as nossas relações, incluindo a prestação de serviços, pois a qualidade vai muito além da entrega de produtos e serviços “conformes”, ela também está relacionada com a qualidade de vida, qualidade de comunicação e/ou qualidade emocional, gerando estado de felicidade e nos aproximando do outro. A conexão emocional que geramos por meio da empatia pode ser um grande diferencial de qualidade neste momento. Vamos praticar?
7 Comments on “Empatia em tempos de crise”
Elisa Ghiraldini
Vamos praticar sim Elaine. Um texto muito relevante para o momento atual.
Elaine Pinto
Obrigada pelo comentário Elisa. Abraço.
Valentine
Com certeza o resultado é ganha-ganha. Gostei muito de ler seu artigo. Nesses tempos em que a ansiedade e a pressa estimulam o atropelo de comunicações, a empatia faz refletir no respeito ao próximo e na qualidade dos resultados obtidos.
Elaine Pinto
Obrigada pelo comentário Valentine. Abraço.
MAURICIO R DE SENA
Nesse momento é o que mais precisamos empatia. Excelente artigo.
Elaine Pinto
Olá Maurício, obrigada pelo comentário.
Bom ter você de volta na equipe.
Abraço, Elaine Pinto.
ELIZANGELA KAMINSKI
Elaine,
O texto demonstra sua sensibilidade e profissionalismo. Certamente a qualidade também é “comunicada” nas relações das equipes de trabalho.
Parabéns!